Seguidores

EMPREENDER!!!


Muito se tem escrito sobre empreendedorismo! Aliás, o empreendedorismo é daqueles temas que começam a tornar-se aborrecidos de tanto se falar deles: nos livros, nos seminários, nas universidades.

O problema decorre do facto das organizações (e das nações) necessitarem de empreendedores. Mais do que nunca.

Felizmente, sempre os houve ao longo da história humana. Até acredito que o primeiro empreendedor foi um qualquer sujeito anónimo que, há uns milhões de anos atrás, pegou na família em África e avançou para outras terras dando início ao povoamento de todo o Planeta. Foi desde então que nunca mais parámos e até já visitámos a Lua. Entre um acontecimento e outro decorreram milhões de anos de aventura, acção, iniciativa, criação e progresso, enfim, de empreendedorismo em todas as frentes.

O empreendedor nasceu por essa ocasião. Não está documentado mas deve ter sido impulsionado por qualquer pensamento do género: "Temos de fazer isto. Vamos!". E os outros o seguiram.

O que é empreender? Desde então o empreendedorismo se tornou numa caracteristica humana que estará inscrita nos genes (não sei, talvez) pois se parece com um traço de personalidade que, todavia, está distribuido de forma aleatória pela população. De facto, parece haver gente que não o possui.

Quer isto dizer que o empreendedorismo é algo que está na mente. Onde exactamente? Na inteligência? Não me parece. Na memória? Também não. Então onde está alojado? Talvez na totalidade da pessoa! E está sempre lá? Parece que não!

O empreendedor não é apenas um sujeito com um determinado tipo de personalidade. Há diferentes tipos e em todos pode caber uma mente empreendedora. Logo, o espírito empreendedor reside no todo da pessoa pois a mente não é algo que esteja apenas encerrada nos limites da cabeça!